A Assessoria de Relações Internacionais (ARI), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), divulga que estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas de intercâmbio para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP).
As bolsas são destinadas a estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado da UEA de qualquer área do conhecimento que a universidade e suas parceiras no Canadá tenham em comum. Os interessados devem realizar sua inscrição até o dia 30 de abril.
As inscrições devem ser realizadas em duas etapas, primeiramente, enviar email (falando do interesse em participar da seleção) com cópia para ari@uea.edu.br para a instituição canadense de interesse: Brock (brockint1@brocku.ca) ou Regina (adriana.rodriguez@uregina.ca). Em seguida, é necessário fazer inscrição online no site do ELAP que está no final da matéria.
As universidades com as quais a UEA tem convênio no Canadá são: University of Regina e Brock University .
CRITÉRIOS
Um dos critérios é ter excelente rendimento acadêmico na UEA, com coeficiente mínimo de 7,0, e apresentar resultado do exame TOEFL – o valor de pontos mínimos exigidos varia entre as instituições canadenses.
Para participar, o interessado também deve obedecer aos critérios de elegibilidade internos da Resolução 026/2011/ Consuniv/UEA, da universidade canadense de interesse, e da comissão do ELAP.
A ARI ressalta que os alunos da UEA não assistirão a aulas durante o intercâmbio, mas sim, participarão de pesquisa. Por esse motivo, todos os candidatos devem apresentar na inscrição o Projeto de Pesquisa elaborado com o auxílio e assinatura do seu coordenador de curso na UEA. Alunos da UEA que participaram deste programa anteriormente usaram essa oportunidade para fazer pesquisa relacionada ao seu trabalho de conclusão de curso da UEA.
ELAP
O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.
Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses para 4 meses e $9.700 dólares canadenses para 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.
Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.
Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas na página de bolsas de estudo do governo canadense que está nos links abaixo.
Fonte: UEA